• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Boa iluminação no trabalho proporciona boa visão, saúde e produtividade

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Iluminação em ambiente de trabalho é bem diferente de boate (Foto Pixabay)

Má iluminação no local de trabalho gera risco ao trabalhador, trazendo consequências à saúde dele.  O escurinho do cinema ou a luz estroboscópica em boate são opções de lazer. No ambiente laboral, o grau de iluminância tem regras a serem seguidas.

Considerada um risco físico, a iluminação deve seguir a norma regulamentadora 17, que trata de ergonomia. Na NR 17, o capítulo sobre iluminância orienta que esta deve ser uniforme, sem provocar efeitos como ofuscamento e contraste. Outra norma brasileira, a NBR 5413, estabelece os valores de iluminâncias médias mínimas em serviço para iluminação artificial em interiores onde se realizem, por exemplo, atividades de comércio, indústria ou ensino. Os valores de iluminância têm de ser de 0,75 m do piso no plano de trabalho. Ou seja, um ambiente bem iluminado. Esses valores devem estar ainda em harmonia com o resto do ambiente onde a iluminação não seja inferior a 70%.

O efeito da má iluminação sobre a visão ocorre porque o olho humano modifica-se à medida que o efeito da luz atinge a pupila, causando sensibilidade da percepção da retina. Ao potencializar sua exposição em locais com baixa iluminação, o trabalhador pode sofrer com o risco de acidentes. Há o fenômeno chamado “estroboscópico”, dando a sensação ao empregado de que o equipamento está parado quando, na realidade, está em movimento se por acaso se iguala à luz em frequência de som. O trabalhador pode sofrer também de “fadiga visual”, que é o cansaço dos músculos da visão, resultando em olhos vermelhos, dor e ardor nos olhos, lacrimejo e contraturas.

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA MAIS UM EPISÓDIO DA SÉRIE DE TRABALHO EM ALTURA

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

2 Comentários

  1. JOSE AUGUSTO DA SILVA FILHO

    Emily em 20/08/2018 publicou: Níveis de iluminamento em ambientes internos de trabalho agora estão mais claros com a NHO 11. Lembra? Pois bem, entre as mudanças consideradas importantes podemos destacar a alteração dos níveis de iluminamento com base na Norma ABNT NBR ISO/CIE 8995-1 de 2013, em substituição aos valores previstos na NBR 5413 de 1992. Portanto, a NH0 11 atende às exigências da NR 17 (Ergonomia) atualmente. Com a nova qualificação para a iluminação dos ambientes de trabalho, é necessário que as empresas respeitem a NHO 11 para oferecer melhor segurança e condições para os colaboradores desempenharem suas funções. Abraços e bom final de semana.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.