• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Atenção: vapores e pós e poeiras são inflamáveis

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Todo parque industrial pode conter risco de explosão (Foto Pixabay)

“Ocorreu uma explosão, precisamos de ajuda!”, é o que, normalmente, diz o funcionário de uma indústria que faz a chamada ao Corpo de Bombeiros mais próximo, quando o acidente acontece. Se uma indústria produz produtos químicos, logo é suposto que suas matérias-primas e processos resultam em ambientes com atmosferas explosivas. No entanto, o que não é comum às pessoas imaginarem é que, além de gases, os vapores e pós e poeiras inflamáveis podem levar a inúmeras plantas industriais ficarem expostas aos riscos de explosão.

Para saber se a operação de determinada fábrica produz um potencial explosivo, um especialista em áreas classificadas deve ser consultado. As áreas classificadas, em geral, ocupam zonas cujas misturas inflamáveis apresentarão perigo de explosão ou combustão. Gerenciar os riscos significa eliminar as falhas que ocorrem nas áreas classificadas, pois, em indústrias, não se eliminam os processos das operações. Se há liberação de produtos durante o transporte, tendo manipulação de substâncias perigosas, o risco estará lá, e será necessário controlá-las. A gestão anti-explosão em atmosferas explosivas começa em se ter um plano, estudado a cada caso, para que haja controle de todo o processo fabril.

Profissionais habilitados devem manter os desenhos de classificação de áreas sempre atualizados, até porque os atestados de regularização dos sistemas elétricos existentes, por exemplo, estão previstos em normas regulamentadoras. “As indústrias com riscos de explosões e incêndios estão suscetíveis à fiscalização de órgãos competentes, como Ministério do Trabalho, bombeiros ou mesmo seguradoras”, afirma Paulo Raña, engenheiro e representante da empresa espanhola ADIX, especializada na prevenção de explosões e proteção de pessoas e ativos. Raña explica que boa gestão em ambientes com atmosferas explosivas se faz também com a instalação de sistemas compostos por sensores em locais previamente definidos e estratégicos, além de painéis de controle e isoladores de substâncias perigosas, entre outros equipamentos.

 

Um Comentário

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.