• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Assédio moral começa com os manipuladores de plantão

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Manipuladores e assediadores no trabalho são ‘vampiros’ (Foto Pixabay)

Vamos combinar que os tempos modernos trouxeram muitas coisas boas, como as tecnologias da informação, que facilitam a vida. Sob o aspecto psicológico, situações que sempre ocorreram ficaram mais sofisticadas e até mesmos expandiram-se para todos os campos, inclusive o profissional.

Refiro-me à manipulação como um processo psicológico de um indivíduo sobre o outro, com uma finalidade específica. As pessoas manipuladoras são ‘vampiras’ emocionais, sugando suas vítimas. Dou um exemplo clássico: mães que manipulam filhos, para que eles fiquem subjugados às suas saias. Mas, neste blog, o tema é saúde e segurança do trabalho e, por isso, vou retirar a mãe da página, para trazer o chefe manipulador, que vem causando muitas doenças psicológicas em seus subordinados.

O assédio moral que vem ocorrendo nas empresas, em geral, tem por trás uma pessoa manipuladora. O assédio moral dentro do ambiente de trabalho apresenta-se como uma conduta abusiva e frequente, que humilha e constrange a vítima, a ponto de ela sofrer física e psicologicamente, ou seja, adoecer. Em geral, os casos que chegam aos tribunais do trabalho ultrapassaram todos os limites, pois o manipulador desqualifica e imobiliza o trabalhador que sofre, e por sentir-se incapaz de se proteger, termina doente e afastado do emprego.

Mas, se por um lado os casos de assédio estão aumentando no contexto corporativo, por outro, vêm sendo dada maior visibilidade sobre o assunto, com vistas à prevenção e punição aos agressores.

As empresas precisam ficar atentas aos possíveis assediadores e manipuladores para manter o ambiente ocupacional livre de transtornos psicológicos dos seus empregados, bem como eliminar as demandas jurídicas que corroem suas finanças. Abaixo os vampiros no ambiente de trabalho!

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O PRIMEIRO EPISÓDIO DO PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA, SEXTO DA SÉRIE PREVENIR SEMPRE POD

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O PROGRAMA DIRETO À POLÊMICA em sst, NOVO PROGRAMA DE ENTREVISTA DO PREVENIR SEMPRE POD. EU ENTREVISTO EDUARDO ELIAS SOBRE A QUEDA DO CERTIFICADO DE APROVAÇÃO (CA) 

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.