• Extingue
    Extingue
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Áreas classificadas? Risco de explosão? Sem conhecimento, não há solução

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Risco de explosão em indústrias que contêm gases (Foto Pixabay)

Quem me segue neste blog sabe que a categoria de áreas classificadas tem muita importância aqui. Indústrias ou ambientes com processos passíveis de gerar atmosferas explosivas precisam ser ‘classificadas’ para prevenir contra esses riscos de tragédias.  Classificar uma área dentro da indústria significa elaborar um mapa de categoria que especifica, entre outros aspectos, o volume de risco dentro do qual pode ocorrer a mistura inflamável.

Área classificada é o local com risco de ocorrência de uma atmosfera explosiva ou inflamável por conta da presença de gases, vapores, poeiras ou fibras. A prevenção de explosão precisa ser feita seguindo padrões técnicos e profissionais altamente especializados, uma vez que gerenciamento dos riscos de explosão e classificação de áreas envolve treinamentos, contenção de explosões e normas regulamentadoras.

Primeiramente, não é mais aceitável que as indústrias com atmosferas explosivas não saibam o que são áreas classificadas, pois é a partir do conhecimento técnico que se projetam medidas de prevenção. Além disso, os especialistas em áreas classificadas devem envolver profissionais de segurança do trabalho, como engenheiros e técnicos de segurança, como também incluir projetistas e montadores de equipamentos e sistemas de proteção, como janelas de alívio, abafador, supressor e isolador de explosão, detecção e extinção de faíscas, controles de temperaturas, sistemas de inertização e detectores de gases.

Assim, a prevenção de explosão inicia-se com a verificação do risco, tratar corretamente os riscos, regularizar as condições irregulares, contar com equipamentos certificados e treinar profissional de manutenção de equipamentos.

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA MAIS UM EPISÓDIO DA SÉRIE DE TRABALHO EM ALTURA

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.