• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Análise de riscos é o princípio da gestão de segurança

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Análise de risco: imprescindível para que o pior não ocorra (Foto Pixabay)

Há na gestão de saúde e segurança do trabalho um mandamento supremo: a análise de riscos. O objetivo dessa atividade do profissional de SST é fazer um exame prévio sobre a possibilidade de acidentes num local, equipamento ou tarefa laboral.

Analisam-se os fatores de risco que levam a possíveis infortúnios de trabalho. Mas, como a área de segurança do trabalho é bastante sistematizada, pode-se dizer que a análise de risco é materializada por meio de documentos, que incluem avaliações qualitativas e quantitativas.

Na avaliação qualitativa há uma visão subjetiva sobre os riscos existentes. Já a análise quantitativa é baseada em ferramentas que identificam os riscos, transformando as informações em números, dando um enfoque objetivo. Ao exemplificar a análise de riscos sobre máquinas e equipamentos de uma indústria, verificam-se os perigos que levariam o operador a sofrer um acidente. Na análise qualitativa, um equipamento que está com o prazo de manutenção vencido indica um risco iminente, ainda que esteja funcionando adequadamente.

Nessa área, devem-se seguir rigorosamente critérios técnicos, embasados em normas que dão o direcionamento para a apreciação e mitigação dos riscos. Portanto, o profissional de segurança que realiza uma análise de riscos de máquinas seguirá um plano, seguindo requisitos técnicos, para anteciparem-se as irregularidades palpáveis e, assim, corrigir, falhas que resultem em graves acidentes.

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O PROGRAMA “PAPO-FURADO, “PIRAÇÃO LABORAL”, COMIGO E DOROTHEA PIRATININGA, SOBRE OS RISCOS PSICOSSOCIAIS DO TRABALHO. 

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.