• Extingue
    Extingue
  • Instituto Treni
    Instituto Treni
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Amostragem de agentes químicos precisa ser bem-feita e por quem sabe fazê-la

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Análise de amostragem de agente químico (Foto Pixabay)

Na avaliação de análise de risco, a amostragem de agentes químicos é um procedimento técnico que permite identificar os tipos de substâncias perigosas no ambiente ocupacional. Esse processo deve ser feito com equipamentos precisos e de forma correta. Portanto, o profissional de segurança deve estar qualificado para efetuar o modo de amostragem de agentes químicos.

Ao estimar a exposição dos trabalhadores aos produtos químicos perigosos, pode-se compará-la aos limites de tolerâncias previstos nas normas regulamentadoras de segurança do trabalho. Segundo a NR 9, que discorre sobre o programa de prevenção de riscos ambientais, os agentes de riscos estão na forma de gases, vapores, fumos e neblinas. Portanto, essas substâncias, que podem penetrar no organismo por vias respiratórias ou absorvidas pela pele, devem passar por amostragem.  Há duas formas de fazê-la: ativa e passiva. Na ativa, usa-se uma bomba de amostragem para forçar ativamente a passagem de ar por um tubo. A bomba trabalha em vazões altas ou baixas, entre 0,1 L por minuto até 6 L por minuto, e os filtros para coleta podem ser feitos com diferentes componentes.

Já o método passivo não precisa do movimento de ar levado por bomba para funcionar. Esse amostrador só atua para análise em gases e vapores. Não detalharei o processo de amostragem de substâncias químicas neste texto. No entanto destaco que erros no processo, além de causar perdas de porção de ar, resultam em laudos distorcidos e conclusões irreais.

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Um Comentário

  1. Juraci França

    Emily, texto show de bola. como sempre você mostra que entende do assunto mas não escreve com delongas. ao contrário, escreve de forma muito objetiva.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.