• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Ajude seu empregado a ser feliz e ter saúde. O retorno é garantido

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Qualidade de vida no trabalho produz felicidade (Foto Pixabay)

Nos tempos atuais, ter trabalho já é uma grande satisfação aos empregados brasileiros. Agora, imagine ter emprego e ser feliz no ambiente profissional. Isso seria uma maravilha, não é mesmo? Para este blog, que trata de saúde e segurança do trabalho, um cenário de qualidade de vida no trabalho é ideal à proteção da saúde dos funcionários.

Segundo uma pesquisa sobre felicidade no trabalho feita pela empresa Robert Half, com profissionais de diferentes países, 54% dos pesquisados disseram que se sentem felizes. No mesmo levantamento, apenas 8% das pessoas disseram estar infelizes. No contexto das organizações, a felicidade pode ser resumida em três emoções: o entusiasmo, que ajuda a motivar as pessoas a aproveitarem as oportunidades, o interesse, que estimula a execução de tarefas em curto prazo e pode trazer benefícios mais adiante na carreira, e o contentamento, que se atinge quando conquistamos algo. Assim, oferecer condições de trabalho sob o aspecto ergonômico e de organização de trabalho são os requisitos básicos para se criar as condições de felicidade no ambiente laboral.

A saúde física e mental dos trabalhadores pode ser incentivada por uma gestão que os tornem participativos, criativos e que lhes ofereça a possibilidade de reconhecimento e crescimento. Um local de trabalho que alie atividade profissional e felicidade automaticamente gera produtividade e bem-estar geral. No Brasil, esse conceito ainda é uma miragem, e terá um longo caminho a ser percorrido, mas nos EUA e países da Europa, o número de ambientes tradicionais de trabalho caiu de 45 para 35%, num período de 60 anos. De fato, ainda é pouco para um espaço de tempo tão longo. Mas não vamos perder as esperanças, pois o empregador que incentiva a felicidade do empregado, por meio de investimentos em saúde, segurança e qualidade de vida estará tornando-o mais produtivo.

 

2 Comentários

  1. Rosângela Siqueira

    já está mais do que provado que um ambiente de trabalho amigável torna os trabalhadores mais produtivos. Texto excelente!

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.