• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Adapte o trabalho ao empregado, pois assim se faz ergonomia

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

O trabalho é que se adapte ao homem. Foto: Pixabay

Há um conceito explícito na norma regulamentadora 17, que trata de ergonomia no trabalho, que busca adaptar o trabalho ao homem. Como assim? A NR apresenta parâmetros que permitem a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores (estuda o comportamento do ser humano e os processos que o organizam), de modo a proporcionar o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. Vou exemplificar sobre a adaptação a que se refere a norma: imagina um trabalhador franzino e magrinho que se candidata como entregador de móveis e eletrodomésticos, como geladeira e fogão. Será que ele será eliminado por seu biótipo? De maneira alguma, afinal ser magro não é sinal de fraqueza e má saúde.

A empresa deve sim utilizar a ferramenta Perfil Profisiografico Profissional (PPP), que auxilia a empresa a determinar as características desejáveis em um trabalhador, suas habilidades cognitivas, técnicas e comportamentais. Além de submeter o trabalhador a um exame médico rigoroso e oferecer os adequados equipamentos de proteção individual. A empresa deve mapear os postos de trabalho para mostrar claramente como são executadas as atividades.

Por vezes, a organização pode contar com sistemas e equipamentos que facilitem o manuseio dos produtos que serão transportados. O mais importante é que a empresa, antes de tomar decisões preconceituosas e preconcebidas, saiba fazer uma análise ergonômica das funções, em vez de achar que deve contratar um brutamonte para carregar geladeira. Captou o que é ergonomia?

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O PROGRAMA ‘RESPIRAR SEM ERRAR’ COM O TRIO EMILY SOBRAL, DOROTHEA PIRATININGA E EDUARDO ELIAS. 

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.</a

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.