• Extingue
    Extingue
  • Instituto Treni
    Instituto Treni
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg
  • Santista
    Santista

Acidentes em frigoríficos dos Batista matam trabalhadores

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Ivan Gomes de Lima foi uma das vítimas fatais na JBS (Foto reprodução Facebook)
Será que Joesley Batista é comunicado sobre os acidentes que ocorrem em suas empresas? (Imagem de reprodução)

Lamentar o ocorrido e afirmar que as causas do acidente serão apuradas pelos responsáveis tem a cara de Joesley e Wesley Batista, irmãos e sócios do frigorífico JBS, uma das maiores empresas de proteína animal do planeta.

Os Batistas, como todos sabem, respondem a processo por manipulação de mercado, acusados de lucrar com a própria delação premiada e outros tantos ilícitos. Pois bem, no final do mês passado, dois trabalhadores morreram, vítimas de acidentes em unidades do JBS, um deles em Nova Andradina. Uma das vítimas, Ivan Gomes de Lima, foi atingida por uma porta que saiu do trilho. Segundo as primeiras informações, o empregado trabalhava em outro setor, mas estaria atuando na expedição da carne em substituição a outro funcionário. Ao manusear a porta, a estrutura teria saído do trilho e atingido o trabalhador.

O outro acidente refere-se à queda de um contêiner sobre a cabine de uma carreta, matando o manobrista no pátio de estacionamento do Frigorífico JBS em Sidrolândia. Com o peso do contêiner, a estrutura foi prensada, antes que o manobrista saísse. Ou seja, a vítima foi esmagada. Infelizmente, acidentes acontecem, não é? Ocorre que a legislação de segurança do trabalho no Brasil é bastante completa e rigorosa, com 36 normas regulamentadoras (NRs). A prevenção de acidentes em frigorífico é regida pela NR 36, que trata de segurança e saúde no trabalho em empresas de abate e processamento de carnes e derivados. Além disso, há ainda as normas regulamentadoras para serem aplicadas a esse tipo de estabelecimento, como as NRs 4 (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), 5 (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA), 6 (Equipamentos de Proteção Individual), 7 (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO), (Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais – PPRA), 17 (trata especificamente da ergonomia), entre outras.

Oh, Batistas, vão cuidar dos seus empregados, cumprindo a lei! Lei? Será que eles conhecem as leis?

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

2 Comentários

  1. Miguel Lopes

    Esse Joesley é um bandido, que mandava na República das bananas distribuindo propina. Nojo e pena dos empregados deles.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.