• Vakinha
    Vakinha
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg

Acidente de trabalho: vamos acabar com essa vergonha nacional

Emily Sobral Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Muitos acidentes laborais chegam a incapacitar o trabalhador (Foto Pixabay)

O acidente de trabalho no Brasil atinge números constrangedores, pois nesse ranking, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o País só perde para China, Índia e Indonésia. Ou seja, estamos no quarto lugar.

Há várias causas para que esse drama entre os trabalhadores ocorra, mas, resumidamente, não faltam leis nem regras, há 36 normas regulamentadoras (NRs), o que falta é o cumprimento delas. Patrões e empregados devem se conscientizar  e profissionais de segurança do trabalho precisam colocar em prática as medidas de proteção contra os infortúnios laborais.

Os especialistas em SST são responsáveis por estabelecer programas de prevenção de risco ocupacionais, bem como os procedimentos de segurança. Outro ponto que vai ao encontro da prevenção é atualizar a engenharia das máquinas e dos processos que devem estar sempre adequados à segurança, assim como o trabalhador que vai operar os equipamentos precisa estar qualificado e treinado para isso.

Mudar o cenário de acidente no País é investir em medidas que geram processos seguros e eficientes, aumentando a produtividade e reduzindo os acidentes de trabalho. Afinal, é um Brasil sem acidentes de trabalho que queremos.

CLIQUE NO PLAY DO THUMBNAIL ABAIXO E OUÇA O PROGRAMA “DIRETO À POLÊMICA”, COM FÁBIO ARRUDA, COORDENADOR DE SSMA DA VALE, QUE FALA SOBRE O ‘NOVO NORMAL’ EM SST.

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.</a

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.