• Extingue
    Extingue
  • Instituto Treni
    Instituto Treni
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg
  • Santista
    Santista

27 de novembro: homenagem aos engenheiros e técnicos de segurança sem cafonice

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Homenagem do blog ao engenheiro e técnico de segurança do trabalho (Foto Pixabay)

Hoje vou escrever sobre o engenheiro e o técnico de Segurança do Trabalho que são os homenageados do dia.

Antes, faço um parêntese, para colocar um pouco de polêmica neste post. Não sei quem cunhou a palavra prevencionista, e conheço muitos profissionais do meio que utilizam correntemente o termo, mas com a devida permissão aos que pensam diferente, acho a palavra cafona. Não gosto, por isso não escrevo em meus textos.

Agora, vou aos homenageados de hoje, fazendo um registro histórico, pois, em 27 de novembro de 1985, a Lei nº 7. 410, que regulariza as profissões de engenheiro e de técnico de Segurança do Trabalho foi promulgada. O objetivo central das atividades desses profissionais é colocar em prática ações de prevenção contra doenças e acidentes de trabalho. Além da atuação de conscientização, os engenheiros e técnicos devem montar planos de trabalho dentro das empresas, amparados pela legislação de segurança ocupacional, para que os empregados mantenham suas integridades físicas e emocionais preservadas por causa dos riscos existentes nas mais diversas formas de labor. Por exemplo, uma concessionária de energia elétrica não pode abster-se de investimentos em segurança do trabalho. E quem está capacitado para planejar as medidas de prevenção aos riscos aos quais estão expostos os eletricistas? Obviamente, o engenheiro e o técnico de segurança. Neste exemplo, destaco que os profissionais precisam ter conhecimento vigoroso em relação à norma regulamentadora 35, que trata de trabalho em altura, e à NR 10, que prevê ações nos trabalhos e serviços com eletricidade, só para expor pontos dessa capacitação específica aos profissionais que comemoram seu dia hoje.

Encerro: sabemos bem que o Brasil ostenta um índice assustador de acidentes de trabalho. Só por isso, os profissionais de segurança, que cuidam da prevenção dos trabalhadores do País, merecem nossos aplausos.

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

3 Comentários

  1. Carlos Alberto

    Prevencionistas ou profissionais da prevenção, o que importa é a missão de proteger os trabalhadores quanto aos riscos ocupacionais. Seu blog tem excelente conteúdo.

Deixe uma resposta



This blog is kept spam free by WP-SpamFree.