• Extingue
    Extingue
  • Instituto Treni
    Instituto Treni
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg
  • Santista
    Santista

Riscos químicos: conhecer para poder prevenir

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Acidentes com produtos químicos são graves (Foto: Pixabay)

A gestão dos riscos químicos é uma tarefa necessária contra graves acidentes de trabalho. As obrigações legais, visando à conformidade das normas, não podem ser negligenciadas. Os acidentes com substâncias químicas provocam graves danos à saúde do trabalhador, podendo causar mortes imediatas ou risco de desenvolvimento de doenças no futuro.

Os desvios de procedimentos de segurança, o desconhecimento das características dos produtos químicos manuseados, a falta de sinalização de tanques de armazenamento e falta de treinamentos específicos são algumas das causas desse tipo de acidente. A segurança dos processos tecnológicos para a fabricação de produtos químicos deve ser rigorosa para que, tanto os prejuízos à saúde humana não aconteçam, como não provoquem impactos ambientais.

Para capacitar os profissionais a desenvolverem programas de gestão de produtos químicos em empresas do setor industrial, incluindo os aspectos de segurança e saúde no trabalho e meio ambiente, a Associação Empresarial de Blumenau (SC), por meio de seu Núcleo de Segurança e Saúde do Trabalho, vai promover o curso: Gestão Sustentável de Produtos Químicos, entre os dias 19 e 21 de novembro. Questões como conceitos sobre produtos químicos, perigos e riscos, propriedades físico-químicas de substâncias e misturas, classificação de produtos químicos e comunicação de perigos/riscos (GHS / NR 26): classificação de perigos, rotulagem e fichas de dados de segurança (FISPQ), outros perigos não cobertos pelo GHS, e identificação de riscos em processos e operações industriais, incluindo situações de emergência, serão apresentadas durante o curso. Fica a dica!

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

Deixe uma resposta

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.