• Extingue
    Extingue
  • Instituto Treni
    Instituto Treni
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg
  • Santista
    Santista

Quanto mais saudáveis e seguros os trabalhadores estiverem, mais produtividade haverá

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Segurança gera produtividade (Foto Pixabay)

Parece óbvio que, em qualquer lugar capitalista do mundo, os empresários busquem ampliar seus lucros. Em grande parte, para que isso aconteça, é preciso haver o aumento da produtividade. O que ainda não está explícito às empresas é a relação entre um ambiente laboral saudável e a produtividade e, consequentemente, maiores ganhos financeiros. Portanto, a melhor coisa que as empresas podem fazer é investir em saúde e segurança do trabalho.

A engenheira civil Luisa Pontarolo está desenvolvendo um estudo de mestrado para provar que a saúde e a segurança do trabalho estão diretamente ligadas à produtividade, especificamente na indústria da construção civil.  “Os trabalhadores bem cuidados e bem treinados, que usam equipamentos de proteção individual e coletiva nas obras, sofrerão menos acidentes, nem serão afastados (o que geraria custos para a empresa), além de terem mais vontade de produzir”, afirma Pontarolo. Em sua pesquisa, ela destaca o papel dos profissionais de segurança, que é o de utilizar os instrumentos para garantir que o empregado possa realizar as tarefas assumidas, com seus riscos controlados.

Mas não é raro esses profissionais terem de lidar com o descaso com a prevenção, tanto por parte das empresas como dos próprios trabalhadores. No setor de construção civil, segundo Pontarolo, entre os desafios enfrentados pelos profissionais de SST, um dos mais importantes é fazer com que os trabalhadores aceitem usar os EPIs e cumpram com os procedimentos de segurança impostos pela empresa. “Muitas vezes, os trabalhadores não seguem as instruções do profissional porque acham que sabem exercer suas tarefas operacionais”, diz. Acreditem: a empresa poder contar com profissionais de segurança, atuando em conformidade com as normas, não é apenas uma obrigação, mas uma tática para permanecerem no mundo globalizado, lucrando cada vez mais.

 

 

2 Comentários

Deixe uma resposta

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.