• Extingue
    Extingue
  • Instituto Treni
    Instituto Treni
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg
  • Santista
    Santista

Nos ambientes de trabalho, beber água potável e livre de sujeira é um direito do trabalhador

As condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho estão descritas na norma regulamentadora 24. É obrigação das empresas prover água potável para o consumo dos empregados, em condições higiênicas. A norma especifica que o fornecimento da água para beber seja por meio de copos individuais ou bebedouros de jato inclinado e guarda-protetora, proibindo-se sua instalação em pias e lavatórios, e o uso de copos coletivos. A exceção pode ocorrer quando não for possível o fornecimento de água corrente, em que a lei permite o abastecimento em recipientes portáteis perfeitamente fechados e construídos de material que permitam a manutenção das condições de limpeza e higiene. Logo, as empresas são responsáveis pelos cuidados dos bebedouros e filtros dentro do prazo de validade. Além disso, a instalação dos bebedouros deve ser em locais de fácil acesso, longe de focos de contaminação, como sanitários, bueiros e áreas de descarte de lixo. Também, na hora da instalação deve-se escolher um local que não interfira nas passagens e saídas de emergência. O tipo de bebedouro deve levar em conta sua capacidade de assegurar as condições de higiene para manter a qualidade do H2O para o consumo humano. No caso de bebedouro de galão, o aparelho deve ser instalado onde não haja fonte de calor, para não comprometer a qualidade da água. Há diferença na manutenção do bebedouro de pressão e o de galão. Porém, o importante nos dois é evitar deixar água parada dentro deles, para que os microrganismos não proliferem e prejudiquem a água. O modelo ideal para cada ambiente de trabalho deve ser mensurado de acordo com a capacidade de fornecimento de água refrigerada e consumo elétrico. A NBR 13972/1999, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), normatiza a característica do local, segundo a quantidade de pessoas, sendo possível definir o modelo adequado às empresas de pequeno, médio e grande porte. Será que existe empregado passando sede por onde trabalha ou ainda sendo contaminado por microrganismos de filtros sujos?

Por Emily Sobral

20 Comentários

  1. Vinicius

    Boa tarde! Me chamo Vinicius e sou servidor público de uma Fundação aqui no RJ. Sabemos que o momento é de economia e corte de gastos, principalmente os públicos, mas acredito que água seja o mínimo que nós merecemos. Ano passado cortaram os copos descartáveis como forma de economia, mas até ai tudo bem. Foi interessante cada um trazer sua própria caneca, mas o desfecho final foi outro. Cortaram os galões de água potável. Atualmente são enchidas garrafas de água no “filtro” da pia. Sim, esses de metais que vem junto da torneira. O grande problema é a manutenção do mesmo. Além de não trocarem o filtro e meses, a água sai meio turva e nunca houve uma empresa que fizesse a inspeção da qualidade. Gostaria de saber se existe alguma lei que obriga as empresas, em especial as públicas a fornecerem água potável(de preferência que exija a comprovação da qualidade) para seus funcionários. Quase todos estão tendo que trazer de casa(eu) ou comprando na rua TODO dia. Estou inconformado! Agradeço desde já as orientações!

  2. Lauro de Paula

    Bom dia, qual a lei que obriga o empregador a fornecer água a seus empregados ? Passo por uma situação semelhante onde o empregador não fornece água e manda armazenar água da rua para beber posteriormente.

  3. Aline

    Água da torneira é considerada potável? Na empresa que trabalho nós só temos água da torneira para beber. Só que a água da torneira tem vindo com um gosto horrível, intragável. Estou comprando minha própria água. Mas todos os dias isso acaba sendo um gasto que no momento não estou podendo ter. Alguém pode me dizer se está certo só fornecer água da torneira para os funcionários?

  4. Wallace Lucas Almeida

    Gostaria de saber se existe alguma clausula na lei que indica que a água deve ser “Fria” ou “Gelada”. Pois aonde eu trabalho não temos um bebedouro, nós temos um galão de água mineral aonde ela é bombeada para fora, mais a água vem em temperatura ambiente e acaba que como aqui no Pará o ambiente é muito quente não fica agradável o consumo desta água.

  5. jose eronildo

    Boa Tarde mim chamo ERONILDO, a NR- 24 no item 24.3.10. fala que: ” Água potável, em condições higiênicas, fornecida por meio de copos individuais, ou bebedouros de jato inclinado e guarda-protetora, proibindo-se sua instalação em pias e lavatórios, e o uso de copos coletivos. “(124.071-4 / I2) agora como que eu (empresa) provo para os órgãos fiscalizadores que estou servindo água potável para meu funcionários ? através do laudo de potabilidade da água que deve está disponível bem ao lado do bebedouro para que todos em caso de duvidas possa ter acesso.
    Art. 200 da CLT Também reforça: VII – higiene nos locais de trabalho, com discriminação das exigências, instalações
    sanitárias, com separação de sexos, chuveiros, lavatórios, vestiários e armários
    individuais, refeitórios ou condições de conforto por ocasião das refeições, fornecimento
    de água potável, condições de limpeza dos locais de trabalho e modo de sua execução,
    tratamento de resíduos industriais; Espero ter colaborado!

    1. FAKE

      SUA “CEDE” ESTÁ APENAS NO INICIO A PRIORIDADE É PARA AQUELES QUE ESTÃO COM “SEDE” VISTO QUE A LETRA”C” ESTA BEM NO COMEÇO DO ALFABETO.

  6. Lucas

    Boa tarde, Eu trabalho numa empresa que proibiu a gente usar o copo para beber água e a empresa não fornece copo descartável, apenas beber água bebedouro com jato para cima, a empresa é obrigada a fornecer copo descartável para os empregados ou não…

  7. Sérgio Lucas

    Meu nome é Sérgio, trabalho em uma mineração onde há o bebedouro a água é gelada,mas essa água vem de uma certa área dá mina,e no local onde esta o bebedouro não há nenhum tipo de esclarecimento sobre as propriedades desta água. Já houve caso do colaborador sentir desde náuseas e até casos de problemas renais.o gosto da água é ruim e é uma água pesada! “Péssima”, qual meus direitos?

    1. Felipe

      Denuncie ao Ministério do Trabalho, em toda região existe uma delegacia regional responsável por averiguar denúncias como essa. E em todo caso, se não funcionar ainda existe o ministério público para que se recorra e denuncie qualquer arbitrariedade.

  8. Andressa

    Boa tarde trabalho em uma empresa que está sem luz há 3 dias e mesmo assim minha gerente diz que tenho que ficar pra cumprir o meu horário sem luz não tem ar condicionado nem microondas nem água e se recusa a comprar água e almoço qual o artigo da lei trabalhista que proíbe esse ato

  9. Graciela

    Olá bom dia,

    Como faço pra denunciar a empresa que trabalho? Estamos a 1 semana bebendo água contaminada, com cheiro e gosto horrível.

    Obrigado

  10. Jose

    Eu trabalho em um posto de combustível na palmares sul. Nosso bebedouro esta quemado há mês, além disso não tem filtro a agua é maltratada perto de motores a disel vasilhames de óleo significantes estamos pastando sede pois à água q levamos de casa não da para vencer o turno e não podemos sai atrás de outra qual o meu direitos?

  11. John

    Olá boa tarde , no meu ambiente de trabalho não há banheiro e nem água potável trabalho sem condições de higiene água em si e da torneira e mesmo assim fica a mais de 50 metros do lugar onde estou trabalhando vivemos falando com o proprietário pra colocar um bebedouro mas nada é o banheiro se nós não tirarmos o lixo ele fica lá mais de uma semana oque devemos fazer ?

  12. FAKE

    SUA “CEDE” ESTÁ APENAS NO INICIO A PRIORIDADE É PARA AQUELES QUE ESTÃO COM “SEDE” VISTO QUE A LETRA”C” ESTA BEM NO COMEÇO DO ALFABETO.

  13. Wesley costa

    Eu trabalho em uma loja de calçados,sou vendedor, e meu problema e que meu patrao demora de dois a tres dias pra abastecer o galão de água potavel pra nós beber,e ele faz isso so de birra pois ele alega que nao e obrigaçao dele comprar agua pra funcionario

  14. silas ferreira

    como faço para denunciar a empresa
    ela não forne se água potável e botou uma geladeira sonde temos q encher as garrafas com água da bica aonde usamos para lavar carros

  15. Artur Sartori

    Não tem água da torneira?
    Quando há irregularidades, o trabalhador pode fazer denúncia no Ministério Público do Trabalho do seu estado.
    1° entre no site do MPT: http://www.mpt.gov.br/
    2° selecione “Coleta de Denúncias”
    3° selecione o seu Estado
    4° registre sua denúncia

Deixe uma resposta

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.