• Valor Crucial
    Valor Crucial
    banner
  • Santista
    Santista
  • FQL Solution
    FQL Solution
  • Adix
    Adix

Não se deixe enganar em atmosferas explosivas

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Proteção e prevenção em ambientes com áreas classificadas (Foto Pixabay)

Uma área com a presença de substâncias inflamáveis pode resultar em explosões demolidoras e trágicas. Esses acidentes, em geral, são desencadeados por algum equipamento elétrico impróprio, que atua como fonte de ignição em ambiente com atmosferas explosivas.

Tenho escrito semanalmente sobre áreas classificadas, locais dentro de indústrias de diversos segmentos identificadas como zonas com uma quantidade de mistura explosiva, potencialmente arriscada. Por isso, os responsáveis pela planta industrial devem atender normas que exigem a instalação de equipamentos específicos aos riscos do ambiente.  Diante das evidências técnicas constatadas por profissional especializado em atmosferas explosivas, que determinado setor industrial apresenta substâncias incendiárias, devem-se projetar e adotar requisitos construtivos de segurança. Em vez de estudar cada ambiente industrial de forma exclusiva, muitas empresas apelam à irresponsabilidade, instalando equipamentos de proteção e prevenção contra explosão adotadas por concorrentes. É uma vergonha esse tipo de atitude, e os trabalhadores, infelizmente, ficam desamparados quanto a uma eficiente proteção.

A técnica de classificação de áreas aplica-se especificamente a cada local. Primeiramente, classificam-se as áreas conforme sua probabilidade de haver uma mistura explosiva e sua extensão. A partir desse plano de classificação, podem-se estabelecer os tipos mais adequados à proteção. O diretor de uma indústria com risco de explosão tem apenas um caminho decente: contratar profissionais ou empresas especializadas em proteção de ambientes com atmosferas explosivas.

De acordo com Paulo Raña, engenheiro e representante da empresa espanhola ADIX, especializada na prevenção de explosões e proteção de pessoas e ativos, só quem é habilitado a executar um plano de segurança em áreas classificadas saberá oferecer equipamentos e dispositivos de segurança intrínseca. “Esses materiais são projetados para evitar a liberação de energia suficiente que cause a ignição de inflamáveis. São padrões normativos que se aplicam às ferramentas que podem criar variações de fontes definidas de possível explosão”, explica Raña. Há na área de atmosferas explosivas um conjunto de ações a ser seguido.

É o tipo de coisa que não contempla amadorismo e muito menos apenas a compra de equipamento ‘à prova de explosão’.

 

2 Comentários

  1. Fábio Lins

    Como em qualquer ambiente com atmosferas explosivas, a segurança dos trabalhadores só podem ser preservada mediante o cumprimento de normas e legislação.

Deixe uma resposta

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.