• Extingue
    Extingue
  • Instituto Treni
    Instituto Treni
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg
  • Santista
    Santista

É possível evitar acidentes de trabalho

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Proteção contra acidente de trabalho (Foto Pixabay)

Desde que entrei na ‘onda’ da segurança do trabalho, lançando o blog em 2016, sei que é possível fazer a diferença por meio de informação sobre prevenção e cumprimento das normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho. Quando não há programas de prevenção aos riscos ocupacionais, imprudência com o não uso de equipamentos de proteção individual e falta de compromisso das equipes operacionais, os acidentes acontecem.

Dados da Previdência Social e do Ministério do Trabalho mostram que, entre os anos de 2012 e 2016, a economia sofreu um impacto de R$ 22 bilhões, por conta de pessoas afastadas de suas funções após sofrerem acidentes laborais. Se fossem incluídos os casos de acidentes em ocupações informais, esse número chegaria a R$ 40 bilhões. Ora, evitar acidentes de trabalho demanda conscientização por parte de empregadores e empregados, assim como disciplina no cumprimento dos programas de prevenção aos riscos ocupacionais. Assimilar interiormente que se deve, nas atividades de trabalho, agir com cuidado chama-se conscientização. Além disso, a empresa deve investir numa linguagem acessível ao explicar sobre os riscos do ambiente e as ações a serem adotadas. Ninguém consegue prevenir sobre algo que desconhece, não é mesmo?

Executado por profissionais de segurança do trabalho, o mapa de risco deve ser bem elaborado. Sua linguagem deve ser capaz de orientar aqueles que não participaram de treinamento e palestras. Os equipamentos de proteção coletivas (EPcs) devem constar prioritariamente das medidas de prevenção, para atenuar ou eliminar os riscos dos ambientes de trabalho. O equipamento de proteção individual também se faz necessário, ainda que seja indicado em último caso. As ferramentas de prevenção são insubstituíveis e manejadas por profissionais capacitados, convencidos de que é possível, por meio de ações preventivas, salvar e preservar a vida de trabalhadores.

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

2 Comentários

Deixe uma resposta

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.