• Santista
    Santista
  • Valor Crucial
    Valor Crucial
    banner
  • Adix
    Adix

Como obter segurança nas instalações com atmosferas explosivas

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Planta industrial com atmosferas explosivas precisa de proteção (Foto Pixabay)

Indústrias sujeitas a riscos de explosão não podem ‘dormir no ponto’. Para haver um bom gerenciamento de áreas classificadas é preciso evitar a ocorrência simultânea dos três componentes em ambientes com atmosfera explosiva. Se ocorrer, o sinistro será resultado da mistura de substâncias inflamáveis em forma de gases, vapores, névoa ou poeira com o ar em tais proporções que uma fonte de ignição detonará uma explosão.

Por isso, os profissionais envolvidos com a prevenção de explosão devem adotar o uso de produtos apropriados e providenciar a manutenção dos equipamentos, uma vez que são exigências normativas para esse mercado.

Todos os sistemas e equipamentos indicados à aplicação em instalações elétricas de locais com atmosferas potencialmente explosivas devem ser definidos por profissionais capacitados e conforme o Sistema Brasileiro de Certificação. Quando o assunto é área de risco, não se admite negligência, pois preservar instalações e, principalmente, vidas é dever dos responsáveis pelas empresas.

Em áreas classificadas deve-se trabalhar de maneira segura tanto nas instalações desses equipamentos, como na sua manutenção e inspeção. Nas instalações elétricas em empresas com risco de explosão devem ser adotados também dispositivos de proteção, como alarme e divisão para acautelar sobretenções, aquecimentos, falhas de isolamento ou outras anormalidades na operação. “Falhas de projetos, montagem, inspeção e manutenção em instalações com atmosferas explosivas representam sérios riscos aos trabalhadores”, afirma Paulo Raña, engenheiro e representante da empresa espanhola ADIX, especializada na prevenção de explosões e proteção de pessoas e ativos.

Em indústrias, as tragédias explosivas podem ocorrer quando gases e líquidos inflamáveis ou pós combustíveis escoam de dentro dos equipamentos de processos e, com o oxigênio do ar, podem, em contato com uma fagulha, levar as instalações pelos ares. A maior parte das fontes de ignição industrial contém níveis de energia muito elevados. Portanto, a cultura de prevenção e proteção em instalações industriais requer um trabalho de gestão de riscos que esteja segundo os requisitos técnicos do ciclo total de vida das áreas classificadas.

 

 

3 Comentários

Deixe uma resposta

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.