• Extingue
    Extingue
  • Instituto Treni
    Instituto Treni
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg
  • Santista
    Santista

Aviso aos patrões: protejam os empregados asmáticos com um ambiente arejado e ar condicionado limpo

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

Quando a crise de asma instala-se, o paciente aciona as ‘bombinhas’ (Foto Pixabay)

Vem chegando o inverno, com frio no coração e aflição no pulmão. Falta de ar, tosse e aquele chiado na respiração… Quem sofre ou mesmo quem não sente sabe que esses sintomas referem-se à asma. Quando esse movimento começa nos pulmões, o asmático já sabe que vem aí mais uma crise. A dificuldade para respirar ocorre por causa do estreitamento das vias aéreas.

Só no Brasil, a doença que atinge mais de 20 milhões de pessoas, segundo o Ministério da Saúde, é uma das mais comuns. A asma não controlada gera crises frequentes, facilitando as infecções respiratórias mais graves e resultando em absenteísmo.

A asma é uma doença crônica e, dependendo do local do trabalho, sem ventilação natural e com muitos aparelhos de ar condicionado, seu desencadeamento é mais frequente. Há pessoas que não sabem que têm asma e quando apresentam o sintoma de tosse, isso precisa ser investigado. O pulmão do asmático é diferente de um pulmão saudável. Os órgãos do sistema respiratório do paciente com asma são mais sensíveis. Felizmente, a enfermidade é tratável e há controle quando cuidada adequadamente, mas não é uma doença curável. A crise de asma leva a pessoa a ficar muito cansada, por isso a impossibilidade de atravessá-la no trabalho.

A doença é caracterizada por tipos, como a induzida por exercícios físicos, as alérgicas causadas por poeira ou mofo, as não alérgicas, desencadeadas pelo ar seco, clima frio ou cigarro, e a asma ocupacional, decorrente do trabalho, por causa dos aparelhos de ar condicionado, por exemplo.

Os pneumologistas explicam que quando há aderência ao tratamento, o asmático tem uma vida completamente normal. Encerro com uma dica aos asmáticos que funciona como água benta contra os demônios: exercício físico de forma moderada.

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

 

Um Comentário

  1. Neiva de Jesus

    Para quem tem asma, o local de trabalho limpo e com aparelhos de ar condicionados que passam por manutenção frequente é menos pior. essa conscientização a respeito da doença por parte das empresas é super importante.

Deixe uma resposta

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.