• Extingue
    Extingue
  • Instituto Treni
    Instituto Treni
  • Portal PatiSeg
    Portal PatiSeg
  • Santista
    Santista

Adoecimento mental do trabalhador, que causa afastamento, precisa voltar aos níveis de antigamente

Por Emily Sobral

Twitter: @EmilySobral       Periscope: @emiliasobral61

A saúde mental do trabalhador está em risco (Foto Pixabay)

Hoje, mais do que nunca, o setor de segurança e medicina do trabalho das empresas está diante de uma realidade que assusta. Trata-se do transtorno mental apresentado pelos trabalhadores. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 35% a 40% da população trabalhadora ativa apresenta algum tipo de psicopatologia. A ‘insanidade’ dos empregados é a terceira maior causa de afastamento do trabalho no Brasil. E, em função das exorbitantes imposições das empresas deste século XXI, a tendência é que novos casos levem ao afastamento de funcionários.

Não cobri o Simpósio Saúde Mental e Trabalho, que foi realizado no início do mês, na Universidade Federal do Espírito Santo, mas faço questão de registrar a iniciativa da Rede de Formação e Pesquisa em Saúde do Trabalhador (Refopesat), que cumpre ações nesse campo sob a ótica da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT), e que esteve à frente do evento voltado aos profissionais do setor de SST.

O sofrimento e o adoecimento psíquico dos empregados precisam constar dos programas de prevenção às doenças do trabalho. O evento foi uma oportunidade para que os membros da comissão organizadora lançassem propostas, entre as quais destacaram-se a necessidade de identificação e sistematização de informações em Saúde Mental relacionadas ao trabalho, para subsidiar a produção de cuidado nos diversos ramos de atividades.

Os pesquisadores falaram sobre as estratégias para fomentar a identificação, a avaliação diagnóstica, o manejo clínico dos casos de Saúde Mental no ambiente ocupacional, assim como as medidas de promoção da saúde mental.

Agora você pode ler este post também na PATISEG, portal digital de prevenção de acidentes de trabalho, incêndio e segurança eletrônica.

2 Comentários

  1. Vânia Lopes

    Realmente, hoje o adoecimento mental por causa do trabalho chega a ser uma epidemia. É importante políticas públicas contra esse mal.

Deixe uma resposta

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.